Frio de doer

Por que as dores aumentam nos dias frios

A expressão “frio de doer” é usada desde o tempo das nossas avós e não é por acaso: Você sabia que no frio as dores no corpo aumentam?

Isso acontece porque a baixa temperatura faz diminuir a temperatura corporal, os vasos sanguíneos se contraem involuntariamente ocasionando uma menor irrigação sanguínea nos tecidos musculares. Essa adaptação diminui a flexibilidade dos músculos, que ficam mais tensos e rígidos por longos períodos.

Trata-se de uma reação natural de defesa do organismo na tentativa de concentrar calor e manter a temperatura corporal, porém isto pode acabar por manter a musculatura em uma situação prolongada de contração, que  facilita a ocorrência de processos inflamatórios nos músculos e nervos, pode levar a dores musculares, além de  favorecer o acometimento de lesões, mesmo sem esforço excessivo.

O frio agrava as doenças crônicas nas articulações e na coluna, e pode causar até mesmo dor de cabeça.

E como evitar esta situação? Algumas dicas podem ajudar:

  • Fazer alongamentos é muito importante. Espreguice-se, estique os braços e pernas várias vezes ao dia.
  • Movimente-se, faça caminhadas e outros exercícios físicos. Uma atividade leve já ajuda na circulação sanguínea e ativa a musculatura.
  • Aqueça seu corpo, principalmente as extremidades (cabeça, mãos e pés).
  • Evite o reflexo de se encolher no frio – procure relaxar e alongar a musculatura.

Então, nada de ficar parado encolhidinho. Com alguns cuidados simples é possível fugir das dores e aproveitar melhor o clima frio.

Postado por: fabiulabarbosa

Compartilhe: