RPG Souchard no tratamento da Escoliose: Um relato de caso

Neste relato caso de tratamento de Escoliose com RPG Souchard é apresentada uma significativa evolução em apenas 9 sessões.

Os efeitos positivos da Fisioterapia e técnicas como a Reeducação Postural Global (RPG Souchard) no tratamento da Escoliose são comprovados em diversos artigos científicos. Neste post apresento o caso de uma paciente de meu consultório, demonstrando os benefícios que esta técnica pode proporcionar.

Comparativo – exame inicial (à esq.) e após 9 sessões (à dir.)
(A publicação das imagens dos exames foi autorizada pela mãe da paciente)

O caso: Menina com Escoliose

A paciente deste caso é uma menina de 6 anos de idade. Na avaliação inicial foi apresentado exame de imagem (Raios-X) e constatou-se a ocorrência de escoliose em S, dorsal à esquerda e lombar à direita, com ângulo de Cobb de 20 graus na maior curva.

Tratamento com RPG Souchard

Após avaliação, a paciente passou a ser tratada com uma sessão semanal de RPG Souchard com uma hora de duração, sendo realizadas as posturas mais adequadas, conforme avaliação da Fisioterapeuta.

Durante o tratamento com RPG Souchard, a paciente não realizou outras terapias e não fez uso de medicamentos.

Resultados

O segundo exame, mostrado do lado direito na imagem acima, foi realizado após 9 sessões, ou seja, aproximadamente 2 meses após o início do tratamento de Fisioterapia, e foi realizado nas mesmas condições do primeiro.

Neste segundo exame constata-se redução significativa na curva escoliótica, dificultando até mesmo a determinação precisa do ângulo de Cobb. No laudo, o médico radiologista classificou a curvatura como normal.

Comentários

O presente caso demonstra a eficácia da RPG Souchard no tratamento da escoliose, com uma evolução rápida e muito significativa.

É importante ressaltar, entretanto, que cada paciente reage da sua própria maneira ao tratamento. O conhecimento do Fisioterapeuta para identificar as características individuais e as técnicas e posturas adequadas ao paciente também é primordial. Em meu método de atendimento, cada tratamento é único, adaptado e ajustado às características do paciente.

Para saber mais sobre escoliose, tratamentos para a coluna vertebral, Fisioterapia, RPG Souchard ou qualquer assunto relacionado, entre em contato pelo telefone/whatsapp (16) 98239-7100. Se desejar uma avaliação, meu consultório localiza-se na Rua Major José Inácio, 2658, São Carlos-SP. Ficarei muito feliz em atendê-lo.

Postado por: fabiulabarbosa

Compartilhe: