Qual a melhor posição para dormir?

Existe uma posição correta para dormir? De bruços, de costas ou de lado? Direito ou esquerdo, tem diferença?

“Qual a melhor posição para dormir?” Esta é uma pergunta recorrente no consultório, então preparei este post para ajudar a esclarecer um pouco o tema.

Antes de iniciar, acho importante lembrar que passamos aproximadamente um terço de nossa vida dormindo. Assim, é possível compreender porque a postura incorreta durante o sono pode ser tão prejudicial.

Manter uma posição inadequada por tanto tempo, dia após dia, pode levar a problemas como dores na região cervical (pescoço) e nas costas, torcicolos, tendinites e bursites. Noites mal dormidas podem causar ainda: prejuízos na capacidade de raciocínio, de memória e de concentração, dores de cabeça, irritação, depressão e muitos outros.

Dormir de bruços, nem pensar

Dormir de bruços, sem dúvida, é a pior posição possível. A coluna fica desalinhada, o pescoço em rotação e a respiração é prejudicada. Enfim, esta posição é totalmente contraindicada. Dormir de bruços é caminho certo para dores no corpo, seja no dia seguinte, seja a longo prazo.

Dormindo de bruços

Dormir de barriga para cima é mais aceitável, mas também não é a posição ideal. Apesar do corpo poder manter uma postura simétrica, a coluna fica sofrendo tensões, pressionada pelo peso das vísceras, sendo forçada a uma posição mais retificada. A respiração também não é a ideal – o ronco pode ser agravado pela tendência da língua se deslocar para o fundo da boca, reduzindo o fluxo de ar.

Mesmo assim, se a opção for dormir de barriga para cima, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos para manter as pernas levemente flexionadas e sob a cabeça use um travesseiro baixo, para que o pescoço fique confortavelmente alinhado às costas.

A melhor posição: Dormir de lado

Dormir de lado é melhor, alivia o peso da coluna vertebral e permite que ela permaneça em sua posição natural. Mas para isso, é preciso de um travesseiro adequado. O ideal é que ele seja da altura do ombro e não ceda excessivamente ao peso da cabeça. O melhor travesseiro é aquele que não deixa a cabeça inclinada. Dica: Se você coloca o braço ou a mão embaixo do travesseiro, é sinal que ele está baixo.

Para complementar, utilize um travesseiro entre os joelhos e mantenha-os levemente flexionados. Nesta posição o quadril fica relaxado, sem forçar o nervo ciático.

Deitada de lado com o travesseiro entre as pernas

Dormir de lado é melhor. Mas de qual lado?

O melhor é dormir do lado esquerdo. Nosso coração está do lado esquerdo, então dormir desse lado evita a obstrução da artéria aorta que bombeia sangue para o resto do sistema sanguíneo. Além disto, a veia cava inferior permanece livre e o sangue retorna de outras partes do corpo mais facilmente até o coração.
Estudos indicam que dormir do lado esquerdo beneficia também a drenagem linfática do sistema nervoso central, ajuda na eliminação do excesso de proteínas nocivas à saúde, gorduras, resíduos e vitaminas.

Até mesmo para a digestão há benefícios, porque o estômago e os intestinos também estão mais inclinados à esquerda. Ao deitar à esquerda, a tendência é que o suco gástrico permaneça no estômago, reduzindo o refluxo. À direita, ao contrário, o suco gástrico é forçado para fora do estômago.

Este vídeo mostra estas diferenças através de animações gráficas: https://youtu.be/PPhQenrRCLI

Colchão, travesseiro e persistência

Espreguiçando-se na janela

Mesmo sabendo a melhor posição para dormir, pode parecer difícil mudar um hábito de anos. No começo, a posição correta pode até parecer incômoda. Neste caso, a dica é persistir. Posicione-se corretamente todas as noites. Mesmo que durante a noite você mude de posição, o importante é ir se acostumando. Com o tempo, a nova posição será mantida por períodos maiores e os benefícios serão percebidos. Para começar um bom dia, nada melhor que uma boa noite de sono!

Postado por: fabiulabarbosa

Compartilhe: