Hérnia de Disco ou Discopatia

Lesão no disco intervertebral pode provocar dor e até “travar as costas”

A Hérnia de Disco é uma lesão no disco intervertebral – tecido fibrocartilaginoso em formato de anel situado entre as vértebras e que contém o núcleo pulposo. Este disco exerce a função de amortecimento e evita o atrito entre uma vértebra e outra

Esta lesão é mais frequente na região lombar (entre a cintura e o quadril), mas também pode acontecer na cervical (região do pescoço). Isto ocorre porque estas são as áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga. Os sintomas são: Dor intensa local ou irradiada para os membros, parestesias (formigamento), ardência, queimação e restrição dos movimentos.

Ilustração - Hérnia de disco
Entre as causas, podemos citar o desgaste do disco pelo processo de envelhecimento, sedentarismo, má postura, movimentos repetitivos, traumas sobre a coluna, estresse, falta de ergonomia, fatores genéticos, entre outras. Sua prevalência varia dos 25 aos 50 anos e vários autores relatam que a hérnia é a terceira causa de aposentadoria precoce.

O diagnóstico da hérnia de disco se dá através de avaliação física e exames de imagem, como ressonância magnética, tomografia computadorizada e raio-x.

A Reeducação Postural Global (RPG Souchard) é muito eficaz tanto na prevenção quanto no tratamento da hérnia de disco, mesmo nos casos mais graves, com lesão extrusa. A partir da avaliação minuciosa do paciente, é analisado o equilíbrio musculoesquelético para identificação da causa raiz do problema. Só assim é possível definir o tratamento personalizado, realizado com posturas de alongamento para as cadeias musculares, manobras de tração e outras manobras específicas para cada caso, realizadas de forma manual pelo fisioterapeuta.

As sessões de RPG Souchard proporcionam:

  • Redução na rigidez muscular, ampliando a flexibilidade;
  • Melhora na mobilidade e capacidade funcional musculoesquelética;
  • Maior capacidade respiratória;
  • Melhor equilíbrio postural;
  • Redução na dor, proporcionando redução ou interrupção completa do uso de analgésicos;
  • Maior capacidade para realização de tarefas diárias e, consequentemente, mais qualidade de vida.

Postado por: fabiulabarbosa

Compartilhe: