O que é RPG Souchard?

O que é e para que serve a Reeducação Postural Global (RPG Souchard)?

Apesar do termo RPG ser muito conhecido, principalmente pela sua eficácia, poucas pessoas sabem realmente o que é a RPG e quais patologias ela trata. Neste artigo vamos esclarecer algumas destas dúvidas.

A Reeducação Postural Global (RPG Souchard) é um método de tratamento em Fisioterapia criado pelo francês Dr. Philippe E. Souchard há quase quarenta anos. Ele se baseia nas forças e compensações exercidas pelo sistema musculoesquelético e possibilita corrigir as mais variadas alterações posturais e de coluna.

Indicações

Coluna Vertebral

Alterações na coluna vertebral e dores nas costas podem ser tratadas com RPG Souchard

Mas a RPG Souchard não se limita às alterações posturais – por se tratar de um tratamento personalizado, com avaliação global do indivíduo e atenção à causa do problema, não ao sintoma, muitas patologias podem ser tratadas com esta técnica, entre elas, podemos citar:

  • Os mais variados problemas de coluna, como hérnia-de-disco, dores nas costas, escoliose, cervicalgia (dores no pescoço), hipercifose, lombalgia, etc;
  • Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM) – Articulação da Mandíbula;
  • Labirintite e zumbido;
  • Artrose, tendinites e bursites;
  • Torcicolo e dor de cabeça;
  • Alterações de Membros Superiores e Inferiores;
  • Alterações em Joelhos e dores articulares;
  • Esporão de Calcâneo, pés planos ou cavos;
  • LER (Lesão por Esforço Repetitivo);
  • Síndrome do Túnel do Carpo;
  • Dor sacroilíaca e glútea;
  • e muitos outros.

Avaliação e Tratamento

Qualquer tratamento de RPG Souchard é precedido de uma criteriosa avaliação que pode demorar 2h ou até mais, dependendo do caso. No mesmo dia inicia-se o tratamento através de posturas terapêuticas selecionadas de acordo com a necessidade do paciente – duas pessoas podem ter a mesma doença, mas a causa de cada uma é diferente e a forma com que o corpo reage também.

As posturas terapêuticas são selecionadas e realizadas por um fisioterapeuta especialista no método de RPG Souchard, com alongamentos e tração manual numa maca específica para RPG, de pé ou sentado. Cada sessão de tratamento tem duração média de 1h.

Dependendo do caso, pode ser indicada uma ou duas sessões semanais na fase inicial de tratamento, sendo esta indicação reavaliada conforme a evolução do paciente. Da mesma forma, a alta do paciente irá depender da reação individual ao tratamento.

A RPG pode ser realizada em crianças a partir dos 7 anos de idade e até em idosos.

Benefícios

Através das posturas, o Fisioterapeuta especialista em RPG Souchard reorganiza o Sistema de Coordenação-Neuromuscular e promove o alongamento e fortalecimento dos músculos, possibilitando ao paciente o retorno às atividades, melhora da postura e alívio da dor. Proporciona ainda a melhora do controle respiratório, equilíbrio, concentração, flexibilidade e coordenação motora, levando à melhora da qualidade de vida e autoestima!

Mais Informações

Para saber mais sobre a RPG Souchard, visite os seguintes sites:

Clínica Humani Corporis

Conheça a legítima Reeducação Postural Global (RPG Souchard) em São Carlos na Clínica Humani Corporis. Agende sua avaliação!

Rua Major José Inácio, 2658 – São Carlos – SP

(16) 982397100

Postado por: fabiulabarbosa

Compartilhe: