Categorias
- Artigo (3)
- Comunicado (1)
- Divulgação (4)
- Informação (10)
- Notícias (1)
A maioria das alterações posturais pode ser identificada pelo olhar atento dos pais. A qualquer sinal de anormalidade, procure um especialista.
“Olhe para seus filhos”. Parece algo simples, mas o olhar atento dos pais pode identificar precocemente uma alteração postural e garantir aos filhos o tratamento adequado antes que o quadro seja irreversível ou necessite de intervenções mais invasivas.
Existem muitos tipos de alterações posturais, que podem se manifestar em todas as fases da vida, mas o chamado “estirão de crescimento” – fase em que adolescentes crescem mais rapidamente, podendo passar de 12 cm ao ano – é a etapa de maior interesse, quando muitas destas alterações podem evoluir intensamente.
A escoliose, por exemplo, é caracterizada por um desvio em “S” da coluna vertebral, pode trazer graves consequências como dores crônicas e, em casos graves, até afetar o funcionamento dos pulmões, estômago e outros órgãos. Pode ser causada por diversos fatores, como alterações hormonais, hereditariedade, má-formação de vértebras, alterações na pelve, nos joelhos ou pés, má-postura, crescimento rápido e exagerado, e outros.
Se tratada quando criança e durante a adolescência pode regredir e até estabilizar. Não tratada, entretanto, pode evoluir mais de 5 graus em um único ano – escolioses acima de 40 graus, dependendo do caso, já podem exigir tratamento cirúrgico. Esta intervenção estabiliza a coluna, mas não é incomum que o paciente sofra com dores constantes após a cirurgia. Por outro lado, o tratamento conservador de Fisioterapia, com técnicas como Reeducação Postural Global (RPG Souchard), aliado ou não ao uso do colete, o que deve ser avaliado caso a caso, costuma proporcionar ótimos resultados, podendo conter a progressão da curvatura escoliótica durante o estirão de crescimento.
Idealmente toda criança deveria passar por pelo menos uma avaliação postural com Fisioterapeuta antes da adolescência. Além disso, os próprios pais podem observar os filhos e, ao verificar alguns dos sintomas abaixo, procurar por ajuda profissional:
Em meu consultório, em São Carlos-SP, realizo avaliações posturais detalhadas de meus pacientes, observando, medindo e registrando cada detalhe. É a partir desta avaliação que se pode traçar o tratamento adequado, adaptado para cada indivíduo, com foco na causa do problema. Exames de imagem, como Raio-X, também são usados para melhor observação e acompanhamento dos resultados.
Se observar alguma possível alteração postural em seus filhos, agende uma avaliação pelo fone/whatsapp (16) 98239-7100. Caso seja confirmada, quanto mais cedo se iniciar o tratamento, melhor.
Postado por: fabiulabarbosa
Fisioterapeuta - Crefito-3/78163-F
Coluna vertebral Postura RPG Souchard Pilates
Alongamento Articulação Artrose Atividade física Atrito Avaliação Calor Coluna vertebral contato Crianças Curso Diagnóstico Discopatia Dor Dor cervical Dor de cabeça Dor irradiada Dor lombar Dor no pescoço Dr. Philippe Souchard Escoliose Fisioterapia Formação Formigamento Frio Hérnia de disco Idade Inchaço Instituto Philippe Souchard IPSRPG Junta Lombar Mobilidade Obesidade Prêmio Reeducação Postural Global Rigidez RPG Souchard Sacro Sacroileíte Sacroilíaca Selo de qualidade Sensibilidade Sintomas Tratamento
Durante encerramento do Curso Avançado de RPG Souchard aplicada à escoliose, Dra. Fabíula Barbosa leu mensagem de agradecimento e entregou uma lembrança oferecida pelos alunos
Inflamação na articulação sacroilíaca é tratada com RPG Souchard
Dra. Fabíula Barbosa recebeu pelo segundo ano consecutivo o Selo de Qualidade do Instituto Philippe Souchard de Reeducação Postural Global
Estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Bologna (Itália) e George Mason (EUA) comparou os efeitos da RPG e da Terapia Manual em pacientes com dores cervicais crônicas