Olhe atentamente para seus filhos

A maioria das alterações posturais pode ser identificada pelo olhar atento dos pais. A qualquer sinal de anormalidade, procure um especialista.

“Olhe para seus filhos”. Parece algo simples, mas o olhar atento dos pais pode identificar precocemente uma alteração postural e garantir aos filhos o tratamento adequado antes que o quadro seja irreversível ou necessite de intervenções mais invasivas.

Estirão de crescimento

Existem muitos tipos de alterações posturais, que podem se manifestar em todas as fases da vida, mas o chamado “estirão de crescimento” – fase em que adolescentes crescem mais rapidamente, podendo passar de 12 cm ao ano – é a etapa de maior interesse, quando muitas destas alterações podem evoluir intensamente.

Criança de costas

Criança antes e depois da primeira sessão de RPG Souchard – Foto autorizada pela mãe


Escoliose

A escoliose, por exemplo, é caracterizada por um desvio em “S” da coluna vertebral, pode trazer graves consequências como dores crônicas e, em casos graves, até afetar o funcionamento dos pulmões, estômago e outros órgãos. Pode ser causada por diversos fatores, como alterações hormonais, hereditariedade, má-formação de vértebras, alterações na pelve, nos joelhos ou pés, má-postura, crescimento rápido e exagerado, e outros.

Se tratada quando criança e durante a adolescência pode regredir e até estabilizar. Não tratada, entretanto, pode evoluir mais de 5 graus em um único ano – escolioses acima de 40 graus, dependendo do caso, já podem exigir tratamento cirúrgico. Esta intervenção estabiliza a coluna, mas não é incomum que o paciente sofra com dores constantes após a cirurgia. Por outro lado, o tratamento conservador de Fisioterapia, com técnicas como Reeducação Postural Global (RPG Souchard), aliado ou não ao uso do colete, o que deve ser avaliado caso a caso, costuma proporcionar ótimos resultados, podendo conter a progressão da curvatura escoliótica durante o estirão de crescimento.

Sinais de alerta

Idealmente toda criança deveria passar por pelo menos uma avaliação postural com Fisioterapeuta antes da adolescência. Além disso, os próprios pais podem observar os filhos e, ao verificar alguns dos sintomas abaixo, procurar por ajuda profissional:

  • Com a criança de pé, de costas para uma parede, observe se a cabeça, ombros, cintura e joelhos estão perfeitamente alinhados.
  • Observe o alinhamento também de frente – cabeça, ombros, cintura e joelhos devem ser alinhados.
  • Ainda de pé, de perfil, observe se a orelha está alinhada com o ombro e o osso maléolo (lateral) do pé. Se o corpo fica projetado para frente, para trás ou se a região dorsal e/ou lombar da coluna é excessivamente aumentada.
  • Observe a pisada – veja se os calcanhares não se inclinam para dentro ou para fora.
  • Avalie a criança durante a corrida. Veja se os joelhos não colidem com frequência. Crianças que caem muito ou se desequilibram também podem ter alguma alteração ortopédica.
  • Observe se as roupas ficam alinhadas no corpo da criança, em especial na cintura e ombros.
  • Por fim, fique atento às reclamações da criança. Nesta fase não é normal sentir dores nas costas, pescoço, etc. Em caso de queixas repetitivas, busque ajuda profissional.

Avaliação Fisioterápica

Em meu consultório, em São Carlos-SP, realizo avaliações posturais detalhadas de meus pacientes, observando, medindo e registrando cada detalhe. É a partir desta avaliação que se pode traçar o tratamento adequado, adaptado para cada indivíduo, com foco na causa do problema. Exames de imagem, como Raio-X, também são usados para melhor observação e acompanhamento dos resultados.

Se observar alguma possível alteração postural em seus filhos, agende uma avaliação pelo fone/whatsapp (16) 98239-7100. Caso seja confirmada, quanto mais cedo se iniciar o tratamento, melhor.

Postado por: fabiulabarbosa

Compartilhe: